O que é a apicultura e como iniciar uma criação?

Casa do Apicultor

Apicultura é a arte de criar abelhas, com técnica e amor, podendo ser praticada por homens, mulheres ou crianças, como hobby ou atividade profissional.

Mas não basta apenas ter algumas colmeias para ser apicultor, é preciso entender o comportamento social das abelhas, sua biologia e estar sempre se atualizando sobre técnicas de manejo e produção, e isto é o que torna esta arte ainda mais nobre e cativante, pois as descobertas nunca param.

Para se iniciar uma criação de abelhas, é indispensável frequentar um curso básico de apicultura, que lhe dê as noções de segurança, técnicas e equipamentos adequados para o trabalho; somente depois é que se começa a trabalhar com as abelhas, e a partir daí muitas dúvidas vão surgir no seu dia-a-dia, que poderão ser sanadas na Casa do Apicultor de Campinas, com amigos apicultores, em associações, livros, congressos, etc.

Não é necessário ser proprietário de sítio ou fazenda, pois hoje é muito comum arrendamento de terras para apicultura.

É muito importante saber se quem vai trabalhar com abelhas é alérgico ou não às ferroadas, para evitar surpresas no apiário.

Estas são informações básicas, caso tenha duvidas entre em contato com a gente!

Dicas

Como Montar Um Apiário?

A instalação do apiário deverá levar em consideração fatores que lhe propiciem melhor produtividade.

Saiba mais

Cursos

Curso Básico de Apicultura